quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Aprendendo ...



Após a leitura de dois textos do pedagogo José Manoel Moran, refletir sobre a educação se torna essencial.
A educação se transforma em um longo caminho que se estende por toda a vida, não é fácil perceber o crescimento que se tem no processo educacional, tal processo vai acontecendo aos poucos, se mistura praticamente ao cotidiano se tornando quase imperceptível.
Felizes aqueles que percebem tal mudança, percebem que a cada dia deste tal processo vão se tornando mais livres, vão conseguindo encontrar a liberdade, a independência "daquilo tudo que nos foi imposto, trazido de fora", afirma Moran.
Linda observação e utópica diriam os mais modernos pessimistas, porém, ser educador e possuir a chave da tal liberdade não é de todo difícil quando se crê nesta possibilidade.
Pensando bem, o sistema imposto através de doutrinas sociais invisíveis aos olhos, mas reais, aplicado dentro das escolas foi capaz de materializar até mesmo a vocação do educador e dos indivíduos que passam por suas mãos tornando difícil acreditar em mudanças.
Com a angústia social instalada, os homens gritam sem voz, buscam se livrar de uma opressão silenciosa. Libertem-se! gritava Paulo Freire. Busque a conscientização, busque sua autonomia transformadora, aclamava o velho utópico.
Aclamava Freire aos seus alunos e também aos professores que angustiados, já gritavam em silêncio.
Apesar de tudo, digo aqui com toda certeza, que a educação é eficaz, "[...]quando consegue que cada um de nós se sinta motivado internamente a querer conhecer mais e a procurar mudar o seu comportamento, as atitudes e os valores ao longo da vida.". Não seria este o caminho para se livrar de certos valores e atitudes da sociedade lá de fora e o começo de uma transformação?
Para se pensar não?


links para os textos de J. Manoel Moran. Leia, reflita e comente.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/vida.htm
http://www.eca.usp.br/prof/moran/escolhas.htm

Abraços

16 comentários:

Anônimo disse...

Hoje em dia , pessoas desistem de estudar ,achando que irão se livrar de problemas , compromissos , pensando que conseguirão a liberdade . Mas estes , não sabem que só conseguirão ficar livres através da educação , só assim alcançarão seus objetivos, conseguirão resolver problemas , atingirão a realização pessoal e a maturidade .
A cada dia temos que estar aprendendo coisas novas , estar evoluindo , porque a vida é feita disso. Por exemplo , nós alunos estamos em processo de aprendizagem , aprendendo o que é certo e o que é errado , isso na juventude . Quando se tornarmos adultos , já estaremos com um nível de aprendizagem melhor , o que ajudará muito nas escolhas da vida .
Aprende pouco aquela pessoa que não quer crescer , que não se interessa em nada , que não é curioso , etc . E quem está sempre querendo saber , certamente , se torna um indivíduo livre das dúvidas , dos medos , incertezas .
As escolas de hoje em dia ,estão somente ensinando , ensinando , ensinando e não praticando . Justamente , indo no sentido contrário ao pensamento de Paulo Freire , já que dizia ele , que não basta só ensinar , tem que fazer as pessoas compreenderem o mundo em que vivem , para mudá – lo , para ir contra a desigualdade social , ou seja , modificar pela educação .
Aos educadores , que continuem formando pessoas para a vida ,com grande responsabilidade . Aos alunos , que continuem com a vontade de estudar , porque não há caminho melhor que a educação , para se alcançar a “LIBERTAÇÃO” .

Victor Hugo e Vinicius Augusto . 109

Unknown disse...

Todos acham que a escola só serve pra namorar, comer merenda, disfilar com roupas de marca, e ficar de papo com os amigos. Mas a escola é um caminho que todos nós temos que seguir se queremos ser alguem na vida e no mercado de trabalho...O conhecimento nos tras o direito de escolha e de decidir nossos proprios atos.
O conhecimento nunca é demais quanto mas estudamos mas temos sede de conhecimento .
por isso devemos estar sempre atentos e buscando sempre nos aprimorar nos estudos para um futuro melhor .

Patricia e kélita 109

Unknown disse...

Muitas Adolescentes hj em dia ficam grávida, e acaba com sua vida largando escola e tudo que vem pela frente, muitos deixam de estudar pensando que a escola seja só um lugar pra fica falando de matéria,pensando que a vida vai melhorar, mas é um engano pois sem a escola vc nao consegue se formar , sem a escola vc nao aprenderia a ler, escrever e etc...

A escola hj em dia foi feita para poder ensinar aos alunos tudo que se tem de bom , para que os alunos possam c formar, trabalhar e seguir a carreira em frente, tem muitos trabalho que se não é formado não pode trabalhar.

Por Isso cada um de nós tem que procurar aos estudos e melhorar cade vez mais, para no futuro estar formado....

NOMES: Maykon Alisson P De Souza
Maykon Correa
SALA: 109

Fábio N. Hasegawa disse...

Olá pessoal!
Que legal os pensamentos de vocês! Parabéns a Victor, Vinícius, Patrícia, Kélita e Maykon pelo comentários.
Lendo os textos de vocês fico pensando aqui se o objetivo da educação hoje em dia é direcionar os jovens ao mercado de trabalho, como disse o Maykon. Tal pensamento se parece com a que vimos na teoria funcionalista de Emile Durkheim, não é?
Já Victor, Vinícius e Kelita e Patrícia, já utilizaram um pouco o pensamento de Paulo Freire e de José Manoel Moran.
E os outros? o que acharam dos comentários dos colegas e dos textos que estão disponibilizados no post?

ps: não esqueçam de ler os textos e desenvolver seus comentários.
Os que já comentaram, fiquem livres para comentar mais.

Abraços e bom Fim de Semana!
Prof. Fábio

Anônimo disse...

Nossa vida não depende apenas da educação, ela é formada por uma união de coisas boas, seguidas de experiências ruins, com uma enorme bagagem de conselhos e bons momentos. Se estamos bem em casa, com a família, logo estaremos em um estado bom para aprender, para viver em sociedade, para crescer cada vez mais. Se não estamos bem, logo isso influênciara em tudo. Aprendemos desde pequenos que precisamos estudar para sermos alguém na vida, e, é a real verdade.
Aprendemos também a seguir o exemplo de nossos pais, a se esforçar. Somos apresentados a sociedade desde cedo, somos apresentados a educação desde cedo, uma forma educacional oculta.
Como o professor mesmo disse, somos educados com uma 'ilusão' de realidade que as pessoas acham serem o ideal
Em nossa vida não basta saber "quase" tudo se não aplicarmos em nosso dia-a-dia, e desde cedo aprendemos com as experiências e principalmente conviver e lidar com a diferença. De nada adianta aprender pensando em nosso futuro profissional, ou seja, aprender para ganhar cada vez mais dinheiro, não acreditar em si mesmo de um dia poder evoluir, etc.
Quanto mais o tempo passa mais temos condições de mostrar tudo o que a aprendemos durante as etapas de nossas vidas, principalmente na adolescência, que é uma fase de descoberta, passando depois para a fase adulta, onde mostramos todo o nosso conhecimento. Quando temos sonhos que nós mesmos pensamos que são impossíveis desistimos de uma maneira fácil, mais por mais difícil que seja temos que tentar transformar esse impossível em possível, com a nossa persistência.
Aprendemos não só para guardar informações em nossas mentes e sim transformar esses interesses em idéias, valores e todos os meios possíveis que desejamos. Esse papel não é apenas para uma escola e sim com o apoio das famílias, amigos, etc. Sempre ira existir a dúvida: "de que adianta sabermos muito se temos medo das barreiras que iremos encontrar na nossa vida?”, acho que as escolas só estão preocupadas em saber ensinar cada vez mais e não querer ver os resultados desse ensinamento que ela própria mostrou para o individuo. A princípio, a maioria das pessoas está preocupada com o futuro de seus filhos, pois tem medo de não estar construindo um futuro bom para eles, mais acho que o certo é construir uma vida que nos de sentido e realize tudo o que queremos.
A educação é um grande passo para ajudar a crescer na nossa realização pessoal, familiar, social e profissional, fazendo assim que o mundo fique cada vez mais complexo, destruindo tudo o que não tem importância nenhuma.

Alunos: Henrique de Cól; Magda P. Matias.
Turma: 109

Anônimo disse...

Escola, uma das Instituições mais importante na sociedade de hoje. Além de a Escola ser formado por grupo de pessoas, alunos e professores, possuir um objetivo, ensinar a ler escrever e outros conhecimentos, ser organizado, normas, e com certeza supre uma necessidade da sociedade também tem a característica de dominação e junto com o capitalismo surgiu a Doutrina Liberal que preza o Individualismo, depende só daquela pessoa para conseguir o que quer , a Propriedade, todos tem direito de sua própria propriedade, mas ai entra o individualismo que vai depender dessa pessoa ter ou não sua propriedade, o Liberalismo, todos são livres, sem interferir a propriedade de outro individuo, a Igualdade, todos são iguais perante a lei, as leis só vai defender a pessoa se ela possuir uma propriedade caso contrario não, e por ultimo a Democracia, onde todos tem o direito de escolher seus representantes, porque são eles q vão legislar e defender a propriedade de cada individuo.
A Escola Moderna (XVI e XVII) tinha a função de organizar, disciplinar e controlar (naturalizadas pelo cotidiano), daí então entra a Sociologia com a função de desnaturalizar os fatos sociais, e com isso surge o capitalismo e a nova doutrina, a Doutrina Liberal (também era uma Doutrina Econômica).
Mais tarda Bourdieu e Cloude Passeron surgem com a Teoria Critico Reprodutiva, e falavam que a desigualdade social, era reproduzida dentro da sala de aula. Lá trás na Teoria Funcionalista com Emile Durkheim, ele não critico e sim falou que a escola deve produzir a ordem que existe na sociedade, ou seja, ordem para o perfeito funcionamento.
Paulo Freire (1921-1997) com a Teoria da Libertação, começa a ensinar pessoas na instituição escola, com o objetivo de não somente ensinar a ler e escrever, mas sim ensinar as pessoas a ter uma leitura do mundo, ter uma consciência do mundo que elas estavam vivendo.
Segundo Freire com a Alfabetização as pessoas começam a ter uma Conscientização que enxergam a realidade do mundo resultando a Libertação, onde faz com que os homens alfabetizados chegassem à fase transformadora, transformando a realidade. Freire era um Revolucionário, ele não queria somente entender a sociedade, mas sim influenciar as pessoas a mudar ela.
A educação é um processo de aprendizagem muito importante a sabermos se livres e independentes, se não houvesse a escola, sem duvidas não haveria o contato social, de nada adiante estudar só pensando no futuro profissional e no dinheiro, segundo Moran a educação é eficaz. Ao longo da vida, conforme crescemos, mostramos o que somos e o que aprendemos com tantos anos de aprendizagem com a experiência de outras pessoas.
“A finalidade de aprender não é somente guardar as informações para nós mesmos, mas sim transformá-las em conhecimentos que permita fazer opções interessantes entre idéias, valores e visões de mundo”.
Me preocupo com essa nova geração de alunos, muitos não estão preocupados em estudar, achando que no futuro não irão precisar desses preciosos conhecimentos, alunos que tem idade para cursar uma faculdade, estão no inicio do ensino médio, isso é preocupante para a sociedade que estamos vivendo...

Aluno: Jefferson Graboski
Turma: 109

Anônimo disse...

Aprender não é acumular informações, mas sim tranformar o que aprendemos em ideias para escolher o que é melhor para a gente, para fazermos boas escolhas no futuro.
A educação é sim bastante complexa, mas ela nos completa em todos os campos,devemos tomar a decisão certa em tudo que fazemos, não só na escola, mas em todas as outras instituições.
Hoje as escolas se preocupam mais em dizer o certo e o errado, em mostrar o caminho, sem acompanhar os alunos.
Quando era pequena sempre escutava " O que você quer ser quando crescer?" e parecia tão facil responder naquela época, " Ah, quero ser professora, ou veterinária.." mas hoje vejo que ainda não sei o que quero ser quando crescer, mas aos poucos, estudando, revendo conceitos, observando, eu sei que daqui a dois anos vou saber o que eu quero fazer,hoje vejo que quando era pequena as decisões eram mais fáceis... por isso temos que estudar e APRENDER, pois é muito fácil ir para escola com a cabeça longe,devemos estar presente na aula, mesmo sendo um pouco chata e dando sono... gráficos, fórmulas,células,tabela periódica,Emile Durkheim, Paulo Freire...entre outros, pois tudo isso terá um grande valor mais tarde!
Devemos aprender a fazer escolhas, o que você acha melhor: " Deixar de estudar,aprender, mas poder sair e voltar tarde, poder passar horas namorando, dormir e acordar as 3 da tarde ou ir para a escola,acordar cedo,deixar de sair muitas vezes, mas ganhar uma coisa muito importante,O CONNECIMENTO... o que você acha melhor?"
Sim algumas escolhas podem ser mais legais mas depois, no futuro que a gente vê o que era melhor...

Nomes: Jéssica Galvão
Angélica
109

Anônimo disse...

A educação é e sempre vai ser o principal objetivo a ser alcançado pelo homem. Pois sem educação o homem não é nada. A educação nos ensina a sobreviver (sem uma boa educação você não terá um bom trabalho ), a se comporta em sociedade, etc.
Muitas pessoas cometem burradas saem da escola porque acham os professores chatos ou porque acham que não serve para nada que podem ser bem sucedidos na vida sem EDUCAÇÂO, pois estão enganados a educação é o sucesso que cada um que quer ser bem sucedido na vida!
O conhecimento que adquirimos com a educação nos da inteligência para fazermos escolhas e tomar decisões na nossa vida.

ESCOLA palavra que pode transforma vidas


Joel
Anderson Vanzuita

sala:109

Anônimo disse...

A educação tem como objetivo, desenvolver os potenciais do ser humano, facilitar a socialização e conduzi-lo ao desenvolvimento pleno com padrões morais e éticos para que possa conviver bem em sociedade.
Dentro da sociedade brasileira existe uma grande disparidade social. Como a educação escolar pode influenciar de maneira reflexiva seus alunos e docentes no sentido de uma sociedade mais justa e igualitária.
Gente sem educação, (pode não ser tão somente aquela da escola, como mesmo a que ganha da família e dos amigos), tornam-se pessoas que não possuem auto-critica,
são manipulados por qualquer meio de comunicação e se tornam reféns de ideologias e pensamentos, que de certa maneira, não são seus. Pra se libertar desse movimento da globalização, que atinge a todo o mundo, é por demais necessário os nossos governantes serem mais atenciosos nessa área vital, que é a educação. Ela é imprescindível para formar o cidadão ciente de seus direitos e deveres, e ter posição firme contra qualquer meio que queira deturpar seu conhecimento e visão do mundo.

Alunas: Juliane Karina e Laiana Goulart
Turma: 109

Anônimo disse...

Olha professor, a educação é algo que se torna complexo demais quando o assunto é mudar, talvez exista problemas mais difíceis pra se enfrentar do que arriscar na mudança da educação do país. (E a África? que se for colocar dentro da educação tudo o que é vivido na sociedade dela, acabe piorando mais ainda, no caso o que tem que ser revolucionado não é a educação e sim a sociedade, porque hoje a educação qualificada já foi descoberta e não precisa de mundança, ela só não chega nos principais lugares.). Talvez a tua questão não seja a mudança e sim a forma de como ela se estabelece na vida das pessoas. É fácil dizer isso como um todo, ela pode agir de uma forma igual, mais e o que cada um passou, a maneira de como cada um teve que lidar com tal situação imposta na escola dentro de casa, se a escola impõe á uma criança de 1ª série situações de uma sociedade vivida por alguém que tá entrando na 1ª série, ela impõe o que ela "vê" que uma criança passa, mais a sociedade dela nessa idade é só a família, ela vai reagir a tal de acordo com a 'sociedade' dela, aí é onde chegam as diferenças sociais pois ao invés de ver que a criança não se adapta a sociedade, tinhamos que ver que antes disso ela pode estar focada em outra realidade, uma realidade ruim, talvez o ensino dela seja levado como uma obrigação pelos pais, sem a orientação deles, até que chega o dia em que ela mesma resolve se isso vai continuar sendo sua própria obrigação ou ela se dedica sozinha e com prórpio interesse á educação e se adapta á uma sociedade feita agora por ela mesma acompanhada com esse "auxílio" da escola. E se quando chegasse o dia ao invés de continuar sozinha pode reverter todo esse desfecho?!.

P.S: não sei se me expressei bem quanto ao teu texto.beijo, bom fim de semana.

Unknown disse...

Estes textos relatam bem a realidade dos jovens, abre os nossos olhos para uma longa vida que ainda teremos pela frente. A educação é fundamental para a vida de um individuo, não falo de aprender quanto é 1+1, ou da formula de oxigênio, mais de como irei ver o mundo após sair da escola. Muitos estão acostumados a ir a escola para se fazer presente, para que tenha testemunhas de que esteve lá, esses estarão sempre presos aos seus próprios limites, pois aquele que se faz presente, que cumpre com suas obrigações, que possui inúmeras duvidas, que corre atrás das respostas, será um individuo treinado para o resto de sua vida.
Eu acredito em Paulo Freire, pois a instituição escolar não pode ser baseada em apenas ensinar a ler e a escrever, mais sim a estimular seus alunos a terem dúvidas, serem críticos, serem éticos, terem consciência de seu papel no mundo, William Shakespeare uma vez disse: "O mundo é um palco. E homens e mulheres, não mais que meros atores. Entram e saem de cena, e durante a sua vida não fazem mais do que desempenhar alguns papéis." Graças a professores bem conceituados e com uma ótima visão do mundo, hoje temos condições de mudar esta frase. Com educação, você muda suas atitudes, você tem uma relação melhor para com o próximo, você se torna uma pessoa diferenciada, e ser uma pessoa diferenciada nessa sociedade corrupta, significa que você tem uma grande qualidade.

OBS: Acho que é isso. E também, com esse novo tema educação, eu busquei em um dicionário de pedagogia, o que seria Educação.

Educação: é a ação por meio de métodos particulares, com objetivo de desenvolvimento ou preparação social, intelectual, moral, física, e afetiva de uma criança ou jovem. A transmissão da cultura de uma geração para a outra.

aluno: Andryo Pereira
turma:109

Anônimo disse...

O homem nasceu para viver em sociedade, e toda a socidade é formada por instituições sociais. Para que a sociedade tenha um perfeito funcionamento,todas as instituições devem estar bem (as instituições são iguais a um corpo humano, se um orgão esta doente, todos acabam ficando mal e se uma instituição não vai bem, a sociedade toda é afetada). Entre as instituições está a instituiçõa escolar, uma das mais importantes, pois nela que se prega a doutrina liberal, onde existe 5 regras (individualismo, propriedade, liberdade, igualdade e democracia),uma regra completa a outra. O individualismo, prega que a pessoa só alcança seus objetivos com seu próprio esforço; a propriedade diz que todos tem direito a uma propriedade privada, desde que pague por ela; a liberdade diz que temos direito de pensar, expressar e por em prática tudo que queremos, mas sem atrapalhar os direitos dos outros; a igualdade diz que todos são iguais perante a lei; e a democracia do o direito de escolher nossos representantes políticos, que vão fazer e por em prática as leis que mantem a ordem na sociedade.É na escola que aprendemos a ler, escrever e aprendemos também as regras a serem seguidas e como a pedagogia de Paulo Freire diz, "é atravez dos estudos que podemos compreender e mudar o mundo onde vivemos".
É por isso que temos que nos preocupar em estudar, para que não sejamos dominados pelas leis impostas sem direito de recorrer e mudar essas leis.

Anônimo disse...

Como seria nossa saciedade sem ensino?

Em nosso cotidiano usamos varias coisa para podermos viver primeiramente de um bom emprego para podermos dar ruma a nossas vidas, pois sem “dinheiro” não conseguiríamos quase nada!
De alguns anos pra cá muita coisa mudou, sem estudo o que somos? Exatamente ‘impossibilitado’ de estarmos contidos no mercado de trabalho, pois tudo passa por um processo de aprendizado e pra isso ocorrer temos que ter uma ESCOLA.
Qual objetivo de uma escola?
Formar cidadãos para o mundo, formar pessoas com uma perfeita habilidade de viver em sociedade em viver uma vida normal.
Além disso, a escola tem uma perfeita sincronia de coisas boas... Poder nos trazer vários benefícios, conhecemos vários conceitos, idéias. Além de tudo isso é muito importante para integração com a sociedade, pois na escola encontramos muitas pessoas que nos identificamos e daí surge uma amizade coisa que é muito importante para nossas vidas.
Podemos analisar o impacto da educação, pela facilidade maior ou menor em enfrentar dificuldades, em fazer escolhas mais interessantes para nossa vida, na capacidade de modificar o que nos prende o que nos complica na vida profissional, familiar, social; na constatação de que construímos uma vida que faz sentido e nos realiza.
A escola tem como objetivo de não somente ensinar a ler e escrever, mas sim ensinar as pessoas a ter uma leitura do mundo, ter uma consciência do mundo que elas estavam vivendo. A educação é eficaz. Ao longo da vida, conforme crescemos, mostrarmos o que somos e o que aprendemos com tantos anos de aprendizagem com a experiência de outras pessoas.


Tentamos passar um pouco do que entendemos,não sabemos se foi o suficiente...

Jéssica Oliveira e Ana Paula Alves
109

Anônimo disse...

"A educação é um processo complexo, rico, tenso de tornar a vida importante, de achar o lugar, as atividades, as pessoas significativas.

O maior desafio que temos é aprender a transformar-nos em pessoas cada vez mais humanas, sensíveis, afetivas e realizadas. De nada adianta, saber muito, se não o aplicamos nas nossas vidas."

Nada adianta ir para a escola se não prestarmos atenção para aprender ao menos um poco do que os professores estão se esforsando para nos ensinarmos.
Hoje em dia a escola é um choque de culturas em que temos que conviver com varios estilos mais muitas pessoas desitem pois naum suportão isso ou então porque cometem erros ou até mesmo para ajudar sua familia bom esse é um breve resumo do que eu axo e para acabar vou detacar mais um trexo to texto
"O desafio mais interessante da nossa vida é transformá-la em um processo contínuo de aprendizagem, de evolução e de realização – no meio de contradições; um processo cada vez mais pleno, autêntico, rico e profundo."


Nome: Benoni Nunes
Série:109

vlw a fessor vc é o cara

Fábio N. Hasegawa disse...

Legal a todos!! legal terem lido os textos, refletirem e comentarem.
O mais importante é que refletiram um pouco sobre o processo educacional, o papel da escola e de todos que participam desta instituição.
Alguns interagiram com os textos, outros reforçaram suas idéias, já preconcebidas sobre a Educação e outros (as) foram além, buscaram novos conhecimentos, novas fontes e formularam muito bem suas idéias.
Todos estão de parabéns!
Espero novas postagens... e esperem novas atividades!
abraços

Anônimo disse...

MARCO ANTONIO...

Penso da seguinte forma, o ESTUDO é uma das coisas mais importantes na vida do ser humano , se nâo é a MAIS, pois hoje tudo é focado ao estudo, uma pessoa q nâo tem 2° grau completo raramente consegue uma vaga de GARI :/ , muitos casos de Analfabetização ocorrem por causa que as pessoas largam o estudo pra fazerem outras coisas , na qual não requerem o ' tão chato ' estudo , e hoje dizer que não tem condições de um estudo digno , não é mais disculpa pois escolas municipais formam muitas pessoas INTELIGENTISSIMAS , vendo por esse lado , a ANALFABETIZAÇÃO pode ser considerada um desleicho, há claro algumas exeções.

MEU PONTO DE VISTA SOBRE ISSO É ESSE ' O ESTUDO NA VIDA DA PESSOA É INDISPENSAVEL E A ANALFABETIZAÇÃO É MAIS UMA BURRICE DA SOCIEDADE '


OBRIGADO

MARCO ANTONIO - 109